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 Anexo 01 - Manual de Regras

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MensagemAssunto: Anexo 01 - Manual de Regras   Seg Mar 20, 2017 8:24 pm

Introdução

O que é RPG?

Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.

Cada jogo, também chamado de “sessão” ou “aventura”, terá o enredo definido pelo jogador, mediante um determinado sistema, isto é, um conjunto de regras definidas para cada personagem. A decisão de cada um influenciará no destino do jogo.

1. Como Funciona

O jogo funciona basicamente da seguinte maneira:

1 - Um Narrador posta uma Introdução à Aventura que se inicia, o que os jogadores encontrarão em seu caminho;
2 - Os Jogadores postam o que estão fazendo ou o que pretendem fazer, com base nas informações do Narrador;
3 - O Narrador resume os fatos após as ações dos Jogadores;
4 - Os passos 2 e 3 se repetem até o Narrador concluir a Aventura.

Mais a frente explicaremos cada um dos passos citados.

2. O Cenário

- 200 anos se passaram desde a queda do Imperador Palpatine;
- Qual quer um que professe ser Jedi ou Sith, é considerado traidor da República, muitos são mortos, outros presos por apoiá-los;
- Com a morte de tantos Jedi, muitos Sabres de Luz caem no mercado negro e são vendidos a mercenários que os querem ostentar o antigo simbolo dos Jedi, como um troféu;
- A República tenta criar sua própria Ordem de cavaleiros sensitivos, chamados Cavaleiros do Rei, sua missão: proteger a Paz e os Líderes da República;
- sem os Jedi, o Lado Sombrio ganha força, a violência aumenta, há relatos de Cavaleiros Negros espalhados pela Galaxia;
- espiões da República descobrem que antigos Holocrons dos Sith e esquemas de construção dos Separatistas foram encontrados por piratas e vendidos a Senhores do Crime, como prova disso droid's de combate começam a atacar e saquear planetas da afiliados a República;
- Cavaleiros do Rei, ao enfrentar a ameça dos Lordes Negros, sucumbem ao Lado Sombrio;

Em vista dos últimos acontecimentos que chocaram a Galaxia, o Chanceler Ehreys, convoca das mais profundas masmorras da prisão em Coruscant, o antigo Mestre Jedi, Ja-Ikki Toobi. Para garantir a lealdade de Mestre Toobi a República, o Cavaleiro do Rei Seam Sung é designado para acompanhá-lo.

Concluir essa Missão pode não ser fácil, mesmo para um Jedi e um Cavaleiro do Rei, então Mestre Toobi sugere procurar reforços no setor 472 da Galaxia, onde planetas foram recém colonizados e há muitos mercenários querendo ganhara a vida, seu destino inicial é Itaak a caminho da lua de Indep XV.

3. Criando o Personagem

Raças

HUMANOS: Humanos são a espécie mais populosa da galáxia, podendo ser encontrados em quase todos espaçoportos. Sua diversidade e capacidade de adaptação possibilitam que ocupem as mais diferentes funções e trabalhos na vida.

HP:3

RODIANOS: Embora sejam popularmente conhecidos por produzirem criminosos e caçadores de recompensas, esta é uma fama muitas vezes indevida a muitos de seus representantes. Rodianos são seres simples e perspicazes. Sua grande percepção é igualmente eficaz para políticos astutos, artistas talentosos ou caçadores vorazes.

HP: 3

TWI'LEKS:: Famosos pelas dançarinas exóticas, twi’leks são menosprezados por muitos que desconhecem sua capacidade de sobreviver a adversidades, seja pelo esforço, seja pela lábia.

HP: 4

WOOKIEES:: Um povo de fortes tradições e honra, wookiees são conhecidos tanto pela sua força física quanto pelo seu carácter e temperamento explosivo. Podem ser amigos fiéis e inimigos tenebrosos. A lição mais importante a se saber sobre eles: sempre deixe o wookiee vencer!

HP: 6

Classes

Caçador de Recompensas: Caçadores de Recompensas lucram com a vingança alheia, caçando fugitivos de seus inimigos, senhores ou simplesmente da justiça. Muitos trabalham para guildas, mas há aqueles que são independentes, buscando seus próprios contratos. Independente de sua organização, Caçadores podem ser temidos ou respeitados mas uma coisa ninguém duvida: eles são sempre necessários.

Colonista: A vida longe dos grandes centros carece de muitos recursos, requerendo trabalho e esforço para perdurar. Mas para se destacar é preciso um algo mais. Colonistas são detentores do conhecimento, muitas vezes educados nos Mundos Centrais, encontram na vida na fronteira a chance de ajudar a construir algo grandioso ou de aproveitar grandes oportunidades.

Contrabandista: Em um Império burocrático, o acesso a recursos pode ser problemático nas regiões de fronteira. Nesses locais, o papel do Contrabandista é fundamental (e lucrativo). Apesar de muitos verem Contrabandistas como simples criminosos e piratas (e muitos realmente são), há aqueles que percebem a grande necessidade de seu trabalho, facilitando acesso a bens e trazendo melhorias de vida a lugares que de outra forma seria impossível.

Explorador: Apesar de ser um galáxia antiga, ainda há muito a ser explorado e descoberto. Mestre dos caminhos e da sobrevivência, Exploradores desempenham um papel fundamental na vida na fronteira: descobrir novos locais, novas rotas e porque não, novos mercados.

Mercenário: Mercenários podem vir das mas diferentes origens, desde guarda-costas à soldados reformados e guerreiros de elite. Se há uma verdade universal é que sempre haverá guerra nas estrelas e enquanto houverem conflitos de interesses, haverá espaço para homens de armas venderem seus serviços.

Técnico: Em um universo cercado por tecnologias avançadas, o trabalho do Técnico é fundamental e indispensável. Ele sabe como operar, manter e reparar toda espécie de equipamento. Para muitos Técnicos a carreira é mais do que uma profissão, é um modo de vida.

Aspectos e Perícias

Todos Personagem terão quatro Aspetos que regem seu Sucesso para atacar ou para resolver um problema, são eles:

Físicos: Arrombar uma porta, lutar, correr, prender a respiração, resistir a um veneno, mover-se silenciosamente, chutar ou quebrar algo.

Intelectuais: Fazer uma pesquisa, decifrar um código, conhecer alguma informação, programar um computador, lembrar algo, perceber estímulos sutis, pilotar uma nave ou outro veículo.

Sociais: Convencer alguém de uma ideia, causar uma boa impressão, enganar, atuar, fingir, vender um produto, decifrar a intenção de uma outra pessoa.

Força: ---Bloqueado--- A força possibilita ao usuário Sentir a Força ao redor dele, Controlar a Força em seu próprio corpo, Alterar a distribuição e a natureza da Força, Influenciar a mente de outro, Mover objetos com a mente, Atribuir superioridade física.

O que são Perícias?

São habilidades ou conhecimento que o personagem aprimorou durante a vida. Descreva quais são as suas. Elas devem estar ligadas a seus aspectos. Ex:

Sociais: Blefar, Convencer, Intimidar, Negociar, etc...

Intelectuais: Computação, Pilotar, Astronavegação, Especialista em Armas, etc...

Físicas: Acrobacia, Bom de Briga, Escalada, etc...

PS: Pode usar manuais de RPG, para ver quais Perícias ou Talentos pretende usar, apenas coloque junto a Perícia/Talento escolhida, uma pequena descrição do que ela faz. Não usaremos os modificadores que os manuais oferecem, apenas a descrição da Perícia ou Talento.

4. Regras do Jogo

Primeiro: Como já citamos antes, cada Personagem tem quatro Aspectos, sendo eles: Físicos, Intelectuais, Sociais e A Força. Eles determinam o que é preciso para obter Sucesso em um Teste ou Ataque. Sendo assim quanto mais dados você possuir em um determinado Aspecto mais chances tem de obter um Sucesso.

Dado(s) = Resultado = Sucesso/Falha
1D6 ====


Última edição por Força em Ter Mar 28, 2017 3:19 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Anexo 01 - Manual de Regras   Seg Mar 27, 2017 5:55 pm

Código:
[center][b][size=24]Introdução[/size][/b][/center]

[center][b]O que é RPG?[/b][/center]

Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua.

Cada jogo, também chamado de “sessão” ou “aventura”, terá o enredo definido pelo jogador, mediante um determinado sistema, isto é, um conjunto de regras definidas para cada personagem. A decisão de cada um influenciará no destino do jogo.

[center][b][size=24]1. Como Funciona[/size][/b][/center]

O jogo funciona basicamente da seguinte maneira:

1 - Um Narrador posta uma Introdução à Aventura que se inicia, o que os jogadores encontrarão em seu caminho;
2 - Os Jogadores postam o que estão fazendo ou o que pretendem fazer, com base nas informações do Narrador;
3 - O Narrador resume os fatos após as ações dos Jogadores;
4 - Os passos 2 e 3 se repetem até o Narrador concluir a Aventura.

Mais a frente explicaremos cada um dos passos citados.

[center][b][size=24]2. O Cenário[/size][/b][/center]

- 200 anos se passaram desde a queda de Palpatine;
- Qual quer um que professe ser Jedi ou Sith, é considerado traidor da República, muitos são mortos, outros presos;
- Com a morte de tantos Jedi, muitos Sabres de Luz caem no mercado negro e são vendidos a mercenários que os querem ostentar;
- A República tenta criar sua própria Ordem de cavaleiros sensitivos, chamados de Cavaleiros do Rei, sua missão: proteger a Paz e os Líderes da República;
- sem os Jedi, o Lado Sombrio ganha força, há relatos de Cavaleiros Negros espalhados pela Galaxia;
- espiões da República descobrem que antigos Holocrons dos Sith e separatistas foram encontrados, como prova disso droid's de combates começam a atacar planetas da República;
- muitos dos Cavaleiros do Rei sucumbem ao Lado Sombrio;

Em vista dos últimos acontecimentos que chocaram a Galaxia, o Chanceler Ehreys, convoca das mais profundas masmorras da prisão em Coruscant, o antigo Mestre Jedi, Ja-Ikki Toobi. Disposto a servir mais uma vez a República Mestre Toobi aceita a missão, porém devido aos riscos dela parte a contra gosto.

Concluir essa Missão pode não ser fácil, mesmo para um Jedi, então Mestre Toobi procura reforços no setor 472 da Galaxia, onde planetas foram recém colonizados e há muitos mercenários querendo ganhara a vida, seu destino inicial é Itaak.

[center][b][size=24]3. Criando o Personagem[/size][/b][/center]

[b]Raças[/b]
HUMANOS: Humanos são a espécie mais populosa da galáxia, podendo ser encontrados em quase todos espaçoportos. Sua diversidade e capacidade de adaptação possibilitam que ocupem as mais diferentes funções e trabalhos na vida.

HP:5

RODIANOS: Embora sejam popularmente conhecidos por produzirem criminosos e caçadores de recompensas, esta é uma fama muitas vezes indevida a muitos de seus representantes. Rodianos são seres simples e perspicazes. Sua grande percepção é igualmente eficaz para políticos astutos, artistas talentosos ou caçadores vorazes.

HP: 6

TWI’LEKS: Famosos pelas dançarinas exóticas, twi’leks são menosprezados por muitos que desconhecem sua capacidade de sobreviver a adversidades, seja pelo esforço, seja pela lábia.

HP: 6

WOOKIEES: Um povo de fortes tradições e honra, wookiees são conhecidos tanto pela sua força física quanto pelo seu carácter e temperamento explosivo. Podem ser amigos fiéis e inimigos tenebrosos. A lição mais importante a se saber sobre eles: sempre deixe o wookiee vencer!

HP: 10

[b]Classes[/b]

[i][u]Caçador de Recompensas[/u][/i]: Caçadores de Recompensas lucram com a vingança alheia, caçando fugitivos de seus inimigos, senhores ou simplesmente da justiça. Muitos trabalham para guildas, mas há aqueles que são independentes, buscando seus próprios contratos. Independente de sua organização, Caçadores podem ser temidos ou respeitados mas uma coisa ninguém duvida: eles são sempre necessários.

[i][u]Colonista[/u][/i]: A vida longe dos grandes centros carece de muitos recursos, requerendo trabalho e esforço para perdurar. Mas para se destacar é preciso um algo mais. Colonistas são detentores do conhecimento, muitas vezes educados nos Mundos Centrais, encontram na vida na fronteira a chance de ajudar a construir algo grandioso ou de aproveitar grandes oportunidades.

[i][u]Contrabandista[/u][/i]: Em um Império burocrático, o acesso a recursos pode ser problemático nas regiões de fronteira. Nesses locais, o papel do Contrabandista é fundamental (e lucrativo). Apesar de muitos verem Contrabandistas como simples criminosos e piratas (e muitos realmente são), há aqueles que percebem a grande necessidade de seu trabalho, facilitando acesso a bens e trazendo melhorias de vida a lugares que de outra forma seria impossível.

[i][u]Explorador[/u][/i]: Apesar de ser um galáxia antiga, ainda há muito a ser explorado e descoberto. Mestre dos caminhos e da sobrevivência, Exploradores desempenham um papel fundamental na vida na fronteira: descobrir novos locais, novas rotas e porque não, novos mercados.

[i][u]Mercenário[/u][/i]: Mercenários podem vir das mas diferentes origens, desde guarda-costas à soldados reformados e guerreiros de elite. Se há uma verdade universal é que sempre haverá guerra nas estrelas e enquanto houverem conflitos de interesses, haverá espaço para homens de armas venderem seus serviços.

[i][u]Técnico[/u][/i]: Em um universo cercado por tecnologias avançadas, o trabalho do Técnico é fundamental e indispensável. Ele sabe como operar, manter e reparar toda espécie de equipamento. Para muitos Técnicos a carreira é mais do que uma profissão, é um modo de vida.

[b]Dons e Perícias Comuns[/b]

Aqui todo personagem tem um Dom natural em um dos seguintes aspectos, que lhe concede sucesso automático quando usado:

Físicos: Arrombar uma porta, lutar, correr, prender a respiração, resistir a um veneno, mover-se silenciosamente, chutar ou quebrar algo.
Intelectuais: Fazer uma pesquisa, decifrar um código, conhecer alguma informação, programar um computador, lembrar algo, perceber estímulos sutis.

Sociais: Convencer alguém de uma ideia, causar uma boa impressão, enganar, atuar, fingir, vender um produto, decifrar a intenção de uma outra pessoa.

Força: ---Bloqueado--- A força possibilita ao usuário Sentir a Força ao redor dele, Controlar a Força em seu próprio corpo, Alterar a distribuição e a natureza da Força, Influenciar a mente de outro, Mover objetos com a mente, Atribuir superioridade física.

O que são Perícias?
São habilidades ou conhecimento que o personagem aprimora durante a vida. Descreva quais são as suas.

[center][b][size=24]4. Regras do Jogo[/size][/b][/center]
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